LISTA DOS TRABALHOS ACEITOS | NOME DOS AUTORES |
DE QUEM É O MEU ESPAÇO? POÉTICAS DO CORPO E DRAMATURGIAS DA DANÇA NO CENTRO DE SÃO PAULO | Marcelle Ferreira Louzada |
IMAGENS QUE FALAM POR SI NA GEOGRAFIA DE DONA BENTA (1935) E NO LE TOUR DE LA FRANCE PAR DEUX ENFANTS (1877) | Filipe Rafael Gracioli; João Pedro Pezzato |
ESPAÇO E CORPO: PROCESSOS EDUCATIVOS A PARTIR DE ESTUDOS DA PAISAGEM EM UMA ABORDAGEM HUMANISTA | Rafael Nobrega Martines; Yuri Tavares Rocha |
EDUARDO COUTINHO E DOREEN MASSEY: INTERCESSORES PARA UMA PESQUISA COM CINEMA E ESCOLA | Eduardo de Oliveira Belleza |
EXPERIÊNCIAS GRÁFICAS COM ZINES NO ENSINO DE GEOGRAFIA | Clézio dos Santos |
PERFIL DE VEGETAÇÃO – UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA | João da Rosa; Weslley Soares; Hariany Cargnin; Karina Dal Pont; Jairo Valdati. |
O ESTEREÓTIPO DA FOTOGRAFIA NA GEOGRAFIA PODE GERAR UMA ILUSÃO ESPACIAL? | Roberto Ribeiro |
TURISMO RELIGIOSO: UM OLHAR SOB SANTA CATARINA | Julia Silva; Larissa Anjos Santos; Natália Feltz Alano |
MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA | Natália Lampert Batista; Elsbeth Léia Spode Becker; Maurício Rizzatti; Roberto Cassol |
O MAPEAMENTO COLABORATIVO NO ENSINO: GEOTECNOLOGIAS NA REPRESENTAÇÃO DO TERRITÓRIO E LUGAR | Rodrigo Pinheiro Ribas; Renan Ferreira Renzo; Paloma de Souza do Vale; Márlon de Oliveira Martins; Eduardo Schmidt Longo |
EMBARALHAR IMAGENS: A COLAGEM COMO EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA | Karina Rousseng Dal Pont |
POR UMA EXPERIÊNCIA DE CINEMA NA ESCOLA | Lidia Lobato Leal |
ENSINO DE GEOGRAFIA E CINEMA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL DE DOURADOS (MS) | Guilherme Bochnia Moura; Flaviana Gasparotti Nunes |
NÓS, OS CLICHÊS, OS POTES – CARTOGRAFIAS DE UMA PESQUISA | Juliana de Faveri; Kathy Fabiana Scharf Maiochi |
CONHECENDO OS DIFERENTES FENÔMENOS GEOLÓGICOS – RODAS DE CONVERSA SOBRE A GEOLOGIA DE SANTA CATARINA |
Amanda Cristina Pires; Weslley Luan Soares; Giovana Carraro D’Espindula;Jairo Valdati |
DO NORTE AO LESTE DA ILHA, MESMO PERFIL TURÍSTICO? UMA ANÁLISE GEOCULTURAL DAS IMAGENS REPRODUZIDAS E COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS, SC | Augusto Cesar Mendes; Gabriela Calvette Cesar; Natalia Benatti Zardo de Curci |
REPRESENTAÇÕES E O ENSINO DA GEOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DE UM PAÍS EM SALA DE AULA | Michael Alisson Cruz de Freitas; Robertha Trevisan Buff |
LISTA DOS TRABALHOS ACEITOS | NOME DOS AUTORES |
PARA ALÉM DA SALA ESCURA: ENCONTROS ENTRE CINEMA E ESCOLA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE IMAGENS | Marina Mayumi Bartalini; Wenceslao Machado de Oliveira Júnior |
ADOTE UM CÓRREGO: A IMAGEM, O VÍDEO E O DESENHO COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ESTUDO DA ÁGUA | Natália Lampert Batista; Elsbeth Léia Spode Becker; Tascieli Feltrin; Leandro da Silva Roubuste |
VER-VIVER COM GODARD: EXPERIMENTAÇÕES GEOGRÁFICAS | Ana Letícia Peixe Euzébio |
MAPAS (DE) MENORES: OUTRAS CARTOGRAFIAS DE DOURADOS (MS) | Laio Guimarães Freitas |
O VÍDEO-MAPA COMO LINGUAGEM CARTOGRÁFICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA | Wagner Souza Goulart; Flaviana Gasparotti Nunes |
GEOCULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA GINCANA CULTURAL DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO ESTADUAL HASDRUBAL BELLEGARD EM CURITIBA – PR | Renan Elias |
DAR ZOOM ENTRE AS LINHAS PARA CONSTRUIR OUTRAS CARTOGRAFIAS DE FLUXOS MIGRATÓRIOS |
Natalia Benatti Zardo de Curci |
“O BANHEIRO DO PAPA” E AS GEOGRAFIAS POSSÍVEIS | Thiago Albano de Sousa Pimenta |
PAISAGENS POR SEGUNDO: O CINEMA NO ENSINO DE GEOGRAFIA | Anderson Rodrigo Pereira da Graça |
DISCUTINDO FRONTEIRAS ATRAVÉS DE IMAGENS: RELATO DE UMA PRÁTICA | Cátia Cilene Pereira Froehlich; Adriana Dorfman |
O ESPAÇO ESCOLAR E SEUS SIGNIFICADOS: MAPEAMENTO COLETIVO COMO PRODUTO DE AULA DE CAMPO NO ENTORNO DA ESCOLA | Poliana Back da Silveira; Elaine de Cacia de Lima Frick |
PENSANDO “TERRENO” EM ANIMAÇÕES 3D ESCOLARES FEITAS COM SOFTWARE LIVRE E LICENCIADAS EM CREATIVE COMMONS | Katharine Rafaela Diniz Nunes |
ATITUDES SIMPLES QUE AUXILIAM NA REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE ARARANGUÁ |
Maria de Fátima Maccarini; Jairo Cezar |
IMAGENS, DEFICIÊNCIA VISUAL E ENSINO DE GEOGRAFIA | Tamara de Castro Régis; Ruth Emília Nogueira |
DO ESPAÇO UTÓPICO AO LUGAR COMO CORPO HETEROTÓPICO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE K-PAX | Gabriel Carelli Rodrigues de Oliveira; Cláudio Benito de Oliveira Ferraz. |
AS IMAGENS NO PERCURSO DE ESCOLARIZAÇÃO: OLHARES A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA | Izabella de Oliveira Rodrigues; Tânia Seneme do Canto; Wenceslao Machado de Oliveira Júnior |
POR UM OUTRO ENSINO DE GEOGRAFIA: DA CONFECÇÃO DE FANZINES ATÉ UMA “OUTRA GLOBALIZAÇÃO” | Gabriela Calvette Cesar; Marina Coelho Rosa e Silva |
THE ILLUSTRATED MAN E BLIND SPOT: NOTAS SOBRE UM DIÁLOGO EM DELAY | Valéria Cazetta |
LISTA DOS TRABALHOS ACEITOS | NOME DOS AUTORES |
ENCONTRO PARA PENSAR GESTOS E RESTOS: ONDE ESTÃO AS IMAGENS DO IMPROVÁVEL? | Ingrid Rodrigues Gonçalves; Valéria Cazetta |
TECENDO ARTICULAÇÕES ENTRE MICHEL FOUCAULT E A GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CURSO ONLINE | Camila Benatti Policastro; Luiz Jayme de Souza Neto; Ana Paula Nunes Chaves |
PLANETA TERRA, MUNDO SE PARTINDO, TEIA DE ARANHA E UMA REDE JOGADA NO MAR | Willian Sartor Preve; Ana Maria Hoepers Preve |
ENSINO E IMAGINÁRIO GEOGRÁFICO: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DA PAISAGEM URBANA | Caio Cezar Cardozo Pimenta |
CONSUMIR ESPAÇOS: A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO COMO MERCADORIA | Mariah Peixoto |
IMAGENS DA CIDADE: UM ESTUDO DAS ESPACIALIDADES DE REFUGIADOS NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS | Amábili Fraga; Carolina Araujo Michielin; Ana Paula Nunes Chaves |
A GEOGRAFIA EM IMAGENS: UM OLHAR PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM (2014) | Angel Albano; Lucas Gonzaga Coelho; Rosa Elisabete Militz W. Martins |
DAS IMAGENS À COMPREENSÃO DOS LUGARES: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A LEITURA DE IMAGENS NAS AULAS DE GEOGRAFIA | Thays Ukan Pereira; Marcos Alberto Torres |
DO VIRTUAL AO REAL: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA. | João Daniel Barbosa Martins; Davi Gnecco Martins; Maria Carolina Soares; Rodrigo Pinheiro Ribas. |
BRINCANDO COM A PAISAGEM: UMA EXPERIÊNCIA EM CARTOGRAFIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA | Vanesca Cabral Corrêa |
O MANGUE QUE NÃO É CENÁRIO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL | Camila Camargo |
MAPAS MENTAIS E SOCIOPOÉTICA COMO APORTES METODOLÓGICOS NA INVESTIGAÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES |
Roberto Filizola |
GEOGRAFIAS EM DERIVA | Camila Barbosa; Ana Maria Hoepers Preve |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADAS NO NORTE DA ILHA DE SANTA CATARINA: DO PEQUENO PRODUTOR A VALORIZAÇÃO DA TERRA | Giselli Ventura de Jesus; José Messias Bastos |
O PERIGO DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS EMBLEMÁTICAS NO PLANEJAMENTO URBANO: O CASO DE BLUMENAU/SC | Bernardo Brasil Bielschowsky |
EXPLORANDO A EDUCAÇÃO EM MUNDOS VIRTUAIS NOS VIDEOGAMES: UM ESTUDO DE CASO DO NÍVEL 1-1 DO JOGO SUPER MARIO BROS. | Leonardo de Araujo, |
CINEMA NACIONAL E YOUTUBERS: LINHAS QUE ATRAVESSAM O ENSINO DE GEOGRAFIA | Débora Schardosin Ferreira; Ivaine Maria Tonini |
LISTA DOS TRABALHOS ACEITOS | NOME DOS AUTORES |
CIRCUITO ESCOLAR DE CINEMA BRASILEIRO: OS (DES)CAMINHOS DO FILME ATÉ A ESCOLA | Renata Rogowski Pozzo; Alana Beatriz Britto Pinto; Ana Paula Gimenez de Godoy; Luana Brito Garcia. |
A OBSERVAÇÃO E O USO DA CADERNETA NOS TRABALHOS DE CAMPO: DAS ORIGENS DA GEOGRAFIA À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO | Maria Carolina Villaça Gomes; Maíra Kahl Ferraz |
EXPERIMENTAÇÕES COM FOTOÁFRICAS – ENTRE GEOGRAFIAS E ENCONTROS | Raphaela Desiderio |
CÃO SEM PLUMAS: POESIA DE CORPOS E PAISAGENS | Carolina Datria Schulze |
IMAGENS DA ESCOLA: O QUE PODE UMA HORTA | Larissa Marchesan; Lívia de Souza Carvalho Selhane |
EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA DO CINEMA BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Kaique Aparecido Gonçalves e Silva; Ínia Franco de Novaes |
O CAMINHAR COMO PROCESSO ESTÉTICO: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NA ESCOLA. | Carina de Fátima Kuretzki |
LENGUAJE VISUAL Y EXPERIENCIA ESCOLAR: MIRAR LO AMBIENTAL | Sandra Gomez |
EDUCAÇÃO COMO INVENÇÃO: O LAMBE-LAMBE E SUAS POTENCIALIDADES | Michele Martinenghi Sidronio de Freitas |
DES(A)FIANDO NÓS: EXPERIÊNCIAS COM MURALISMO EM UM HOSPITAL DE CUSTÓDIA | Gabriela Hoffmann;Michele Martinenghi Sidronio de Freitas |
AS MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO | Ricardo Martins Raquel |
IMAGENS DA FORMAÇÃO DO UNIVERSO E DA TERRA NO LIVRO DIDÁTICO: UMA MINI-OFICINA “NEBULOSA” | Giovana Pereira Carraro D’Espindula; Francyelly Fernanda Rodrigues de Almeida; Karina Rousseng Dal Pont, |
EXPERIMENTAÇÕES COMO COMBATES DA DICOTOMIA GEOGRÁFICA ESCOLAR | Carina Merheb de Azevedo Souza |
LAS EXPRESSIONES VISUALES DE LA GEOGRAFIA PRESENTES EN EL CUADERNO ESCOLAR: EL DIBUJO COMO REPRESENTACIÓN DEL TERRITORIO | María Alejandra Taborda Caro; Fernando Henao Granda |
VIVÊNCIA DA CARTOGRAFIA AFETIVA NUMA AULA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II | Sarah Toso Mendes |