lista dos trabalhos aceitos

 

LISTA DOS TRABALHOS ACEITOS NOME DOS AUTORES
DE QUEM É O MEU ESPAÇO? POÉTICAS DO CORPO E DRAMATURGIAS DA DANÇA NO CENTRO DE SÃO PAULO Marcelle Ferreira Louzada
IMAGENS QUE FALAM POR SI NA GEOGRAFIA DE DONA BENTA (1935) E NO LE TOUR DE LA FRANCE PAR DEUX ENFANTS (1877) Filipe Rafael Gracioli; João Pedro Pezzato
ESPAÇO E CORPO: PROCESSOS EDUCATIVOS A PARTIR DE ESTUDOS DA PAISAGEM EM UMA ABORDAGEM HUMANISTA Rafael Nobrega Martines; Yuri Tavares Rocha
EDUARDO COUTINHO E DOREEN MASSEY: INTERCESSORES PARA UMA PESQUISA COM CINEMA E ESCOLA Eduardo de Oliveira Belleza
EXPERIÊNCIAS GRÁFICAS COM ZINES NO ENSINO DE GEOGRAFIA Clézio dos Santos
PERFIL DE VEGETAÇÃO – UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA João da Rosa; Weslley Soares; Hariany Cargnin; Karina Dal Pont; Jairo Valdati.
O ESTEREÓTIPO DA FOTOGRAFIA NA GEOGRAFIA PODE GERAR UMA ILUSÃO ESPACIAL? Roberto Ribeiro
TURISMO RELIGIOSO: UM OLHAR SOB SANTA CATARINA Julia Silva; Larissa Anjos Santos; Natália Feltz Alano
MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA Natália Lampert Batista; Elsbeth Léia Spode Becker; Maurício Rizzatti; Roberto Cassol
O MAPEAMENTO COLABORATIVO NO ENSINO: GEOTECNOLOGIAS NA REPRESENTAÇÃO DO TERRITÓRIO E LUGAR Rodrigo Pinheiro Ribas; Renan Ferreira Renzo; Paloma de Souza do Vale; Márlon de Oliveira Martins; Eduardo ​Schmidt​ ​Longo
EMBARALHAR IMAGENS: A COLAGEM COMO EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Karina Rousseng Dal Pont
POR UMA EXPERIÊNCIA DE CINEMA NA ESCOLA Lidia Lobato Leal
ENSINO DE GEOGRAFIA E CINEMA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL DE DOURADOS (MS) Guilherme Bochnia Moura; Flaviana Gasparotti Nunes
NÓS, OS CLICHÊS, OS POTES – CARTOGRAFIAS DE UMA PESQUISA Juliana de Faveri; Kathy Fabiana Scharf Maiochi
CONHECENDO OS DIFERENTES FENÔMENOS GEOLÓGICOS – RODAS
DE CONVERSA SOBRE A GEOLOGIA DE SANTA CATARINA
Amanda Cristina Pires; Weslley Luan Soares; Giovana Carraro D’Espindula;Jairo Valdati
DO NORTE AO LESTE DA ILHA, MESMO PERFIL TURÍSTICO? UMA ANÁLISE GEOCULTURAL DAS IMAGENS REPRODUZIDAS E COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS, SC Augusto Cesar Mendes; Gabriela Calvette Cesar; Natalia Benatti Zardo de Curci
REPRESENTAÇÕES E O ENSINO DA GEOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DE UM PAÍS EM SALA DE AULA Michael Alisson Cruz de Freitas;
Robertha Trevisan Buff
LISTA DOS TRABALHOS ACEITOS NOME DOS AUTORES
PARA ALÉM DA SALA ESCURA: ENCONTROS ENTRE CINEMA E ESCOLA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE IMAGENS Marina Mayumi Bartalini; Wenceslao Machado de Oliveira Júnior
ADOTE UM CÓRREGO: A IMAGEM, O VÍDEO E O DESENHO COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ESTUDO DA ÁGUA Natália Lampert Batista; Elsbeth Léia Spode Becker;
Tascieli Feltrin; Leandro da Silva Roubuste
VER-VIVER COM GODARD: EXPERIMENTAÇÕES GEOGRÁFICAS Ana Letícia Peixe Euzébio
MAPAS (DE) MENORES: OUTRAS CARTOGRAFIAS DE DOURADOS (MS) Laio Guimarães Freitas
O VÍDEO-MAPA COMO LINGUAGEM CARTOGRÁFICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Wagner Souza Goulart; Flaviana Gasparotti Nunes
GEOCULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA GINCANA CULTURAL DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO ESTADUAL HASDRUBAL BELLEGARD EM CURITIBA – PR Renan Elias
DAR ZOOM ENTRE AS LINHAS PARA CONSTRUIR OUTRAS
CARTOGRAFIAS DE FLUXOS MIGRATÓRIOS
Natalia Benatti Zardo de Curci
“O BANHEIRO DO PAPA” E AS GEOGRAFIAS POSSÍVEIS Thiago Albano de Sousa Pimenta
PAISAGENS POR SEGUNDO: O CINEMA NO ENSINO DE GEOGRAFIA Anderson Rodrigo Pereira da Graça
DISCUTINDO FRONTEIRAS ATRAVÉS DE IMAGENS: RELATO DE UMA PRÁTICA Cátia Cilene Pereira Froehlich; Adriana Dorfman
O ESPAÇO ESCOLAR E SEUS SIGNIFICADOS: MAPEAMENTO COLETIVO COMO PRODUTO DE AULA DE CAMPO NO ENTORNO DA ESCOLA Poliana Back da Silveira; Elaine de Cacia de Lima Frick
PENSANDO “TERRENO” EM ANIMAÇÕES 3D ESCOLARES FEITAS COM SOFTWARE LIVRE E LICENCIADAS EM CREATIVE COMMONS Katharine Rafaela Diniz Nunes
ATITUDES SIMPLES QUE AUXILIAM NA REDUÇÃO DO
DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE ARARANGUÁ
Maria de Fátima Maccarini; Jairo Cezar
IMAGENS, DEFICIÊNCIA VISUAL E ENSINO DE GEOGRAFIA Tamara de Castro Régis; Ruth Emília Nogueira
DO ESPAÇO UTÓPICO AO LUGAR COMO CORPO HETEROTÓPICO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE K-PAX Gabriel Carelli Rodrigues de Oliveira; Cláudio Benito de Oliveira Ferraz.
AS IMAGENS NO PERCURSO DE ESCOLARIZAÇÃO: OLHARES A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA Izabella de Oliveira Rodrigues; Tânia Seneme do Canto; Wenceslao Machado de Oliveira Júnior
POR UM OUTRO ENSINO DE GEOGRAFIA: DA CONFECÇÃO DE FANZINES ATÉ UMA “OUTRA GLOBALIZAÇÃO” Gabriela Calvette Cesar; Marina Coelho Rosa e Silva
THE ILLUSTRATED MAN E BLIND SPOT: NOTAS SOBRE UM DIÁLOGO EM DELAY Valéria Cazetta
LISTA DOS TRABALHOS ACEITOS NOME DOS AUTORES
ENCONTRO PARA PENSAR GESTOS E RESTOS: ONDE ESTÃO AS IMAGENS DO IMPROVÁVEL? Ingrid Rodrigues Gonçalves; Valéria Cazetta
TECENDO ARTICULAÇÕES ENTRE MICHEL FOUCAULT E A GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CURSO ONLINE Camila Benatti Policastro; Luiz Jayme de Souza Neto; Ana Paula Nunes Chaves
PLANETA TERRA, MUNDO SE PARTINDO, TEIA DE ARANHA E UMA REDE JOGADA NO MAR Willian Sartor Preve; Ana Maria Hoepers Preve
ENSINO E IMAGINÁRIO GEOGRÁFICO: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DA PAISAGEM URBANA Caio Cezar Cardozo Pimenta
CONSUMIR ESPAÇOS: A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO COMO MERCADORIA Mariah Peixoto
IMAGENS DA CIDADE: UM ESTUDO DAS ESPACIALIDADES DE REFUGIADOS NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS Amábili Fraga; Carolina Araujo Michielin; Ana Paula Nunes Chaves
A GEOGRAFIA EM IMAGENS: UM OLHAR PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM (2014) Angel Albano; Lucas Gonzaga Coelho; Rosa Elisabete Militz W. Martins
DAS IMAGENS À COMPREENSÃO DOS LUGARES: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A LEITURA DE IMAGENS NAS AULAS DE GEOGRAFIA Thays Ukan Pereira; Marcos Alberto Torres
DO VIRTUAL AO REAL: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA. João Daniel Barbosa Martins; Davi Gnecco Martins; Maria Carolina Soares; Rodrigo Pinheiro Ribas.
BRINCANDO COM A PAISAGEM: UMA EXPERIÊNCIA EM CARTOGRAFIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA Vanesca Cabral Corrêa
O​ ​MANGUE​ ​QUE​ ​NÃO​ ​É​ ​CENÁRIO:​ ​LIMITES​ ​E​ ​POSSIBILIDADES​ ​DE​ ​UMA EDUCAÇÃO​ ​AMBIENTAL​ ​NO​ ​ENSINO​ ​FUNDAMENTAL Camila Camargo
MAPAS MENTAIS E SOCIOPOÉTICA COMO APORTES
METODOLÓGICOS NA INVESTIGAÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES
Roberto Filizola
GEOGRAFIAS EM DERIVA Camila Barbosa; Ana Maria Hoepers Preve
AS POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADAS NO NORTE DA ILHA DE SANTA CATARINA: DO PEQUENO PRODUTOR A VALORIZAÇÃO DA TERRA Giselli Ventura de Jesus; José Messias Bastos
O PERIGO DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS EMBLEMÁTICAS NO PLANEJAMENTO URBANO: O CASO DE BLUMENAU/SC Bernardo Brasil Bielschowsky
EXPLORANDO A EDUCAÇÃO EM MUNDOS VIRTUAIS NOS VIDEOGAMES: UM ESTUDO DE CASO DO NÍVEL 1-1 DO JOGO SUPER MARIO BROS. Leonardo de Araujo,
CINEMA NACIONAL E YOUTUBERS: LINHAS QUE ATRAVESSAM O ENSINO DE GEOGRAFIA Débora Schardosin Ferreira; Ivaine Maria Tonini
LISTA DOS TRABALHOS ACEITOS NOME DOS AUTORES
CIRCUITO ESCOLAR DE CINEMA BRASILEIRO: OS (DES)CAMINHOS DO FILME ATÉ A ESCOLA Renata Rogowski Pozzo; Alana Beatriz Britto Pinto; Ana Paula Gimenez de Godoy; Luana Brito Garcia.
A OBSERVAÇÃO E O USO DA CADERNETA NOS TRABALHOS DE CAMPO: DAS ORIGENS DA GEOGRAFIA À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO Maria Carolina Villaça Gomes; Maíra Kahl Ferraz
EXPERIMENTAÇÕES COM FOTOÁFRICAS – ENTRE GEOGRAFIAS E ENCONTROS Raphaela Desiderio
CÃO SEM PLUMAS: POESIA DE CORPOS E PAISAGENS Carolina Datria Schulze
IMAGENS​ ​DA​ ​ESCOLA:​ ​O​ ​QUE​ ​PODE​ ​UMA​ ​HORTA Larissa Marchesan; Lívia de Souza Carvalho Selhane
EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA DO CINEMA BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Kaique Aparecido Gonçalves e Silva; Ínia Franco de Novaes
O CAMINHAR COMO PROCESSO ESTÉTICO: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NA ESCOLA. Carina de Fátima Kuretzki
LENGUAJE VISUAL Y EXPERIENCIA ESCOLAR: MIRAR LO AMBIENTAL Sandra Gomez
EDUCAÇÃO COMO INVENÇÃO: O LAMBE-LAMBE E SUAS POTENCIALIDADES Michele Martinenghi Sidronio de Freitas
DES(A)FIANDO NÓS: EXPERIÊNCIAS COM MURALISMO EM UM HOSPITAL DE CUSTÓDIA Gabriela Hoffmann;Michele Martinenghi Sidronio de Freitas
AS MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO Ricardo Martins Raquel
IMAGENS DA FORMAÇÃO DO UNIVERSO E DA TERRA NO LIVRO DIDÁTICO: UMA MINI-OFICINA “NEBULOSA” Giovana Pereira Carraro D’Espindula; Francyelly Fernanda Rodrigues de Almeida; Karina Rousseng Dal Pont,
EXPERIMENTAÇÕES COMO COMBATES DA DICOTOMIA GEOGRÁFICA ESCOLAR Carina Merheb de Azevedo Souza
LAS EXPRESSIONES VISUALES DE LA GEOGRAFIA PRESENTES EN EL CUADERNO ESCOLAR: EL DIBUJO COMO REPRESENTACIÓN DEL TERRITORIO María Alejandra Taborda Caro;
Fernando Henao Granda
VIVÊNCIA DA CARTOGRAFIA AFETIVA NUMA AULA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II Sarah Toso Mendes