edições anteriores

O I Colóquio Internacional “Educação pelas Imagens e suas Geografias” (http://www.fe.unicamp.br/ geoimagens/apresentacao.html) foi realizado em 2009, na Faculdade de Educação da Unicamp e marcou o início da institucionalização da Rede de pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”. Deste primeiro colóquio foram publicados dois dossiês: A educação pelas imagens e suas geografias, na Revista Pro-posições (v.20, n.03), constituído dos artigos apresentados no I Colóquio (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-730720090003&lng= pt&nrm=iso) e Imagens, Geografias e Educação, na Revista Educação Temática Digital, com os trabalhos apresentados também no I Colóquio, acrescidos por três artigos encomendados a pesquisadores estrangeiros (http://www.fe.unicamp.br/etd). Desdobrou-se, ainda, deste primeiro Colóquio a formulação do projeto de pesquisa que permitiu o fortalecimento da Rede, com financiamento do CNPq (Processo 477376/2011-8, que teve vigência entre 2012 e 2014) .

* * *

O II Colóquio Internacional “Educação pelas Imagens e suas Geografias” (http://each.uspnet.usp.br/2cieie/ apresentacao.html) foi realizado em 2011, na Escola de Artes e Ciências Humanas da USP e deste se desdobraram as seguintes publicações: número especial da revista Geograficidade (v. 2/2012), com os trabalhos aceitos para o evento (http://www.uff.br/posarq/geograficidade/revista/index.php/geograficidade/issue/view/Primavera %202012/showToc) e o livro “Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea” (Ed. Alínea, 2013, ISBN 978-85-7516-596-6 –http://www.grupoatomoealinea.com.br/index.php/grafias-do-espaco-imagens-da-educacao-geografica-contemporanea.html). Este colóquio apontou a necessidade de verticalizações em algumas linhas de investigação vinculadas com linguagens, que se desdobrou na elaboração de dossiês temáticos sobre diferentes linguagens publicados em revistas científicas qualificadas: Dossiê “PAISAGENS INUNDADAS: experimentações escolares e(m) imagens” (Revista Brasileira de Educação em Geografia, volume 3, número 6, 2013 –http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/issue/view/10) e Dossiê “Mapas Rizomáticos e Novas Cartografias” (Revista RA’E GA – O Espaço Geográfico em Análise, volume 30, 2014 –http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/raega/issue/view/1675), bem como a publicação do livro eletrônico “Imagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações” (Ed. UFGD, 2013, ISBN 978-85-8147-054-2 –http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/EDITORA/catalogo/imagens-geografias-e-educacao-intencoes-dispersoes-e-articulacoes-claudio-benito-ferraz-e-flaviana-g.-nunes-orgs.pdf).

* * *

O III Colóquio Internacional “Educação pelas Imagens e suas Geografias” (https://3coloquioimagens.wordpress.com/) foi realizado em 2013, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com a organização do Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias do Departamento de Geografia, em especial pelos grupos de pesquisa CNPq nele articulados: Política Espacial das Imagens Cartográficas (POESI) e Imaginação Espacial, Poéticas e Cultura Visual (RASURAS). As produções bibliográficas derivadas do III Colóquio foram o volume especial da revista Geografares (do Departamento e do Mestrado em Geografia da UFES – Qualis B2 – http://periodicos.ufes.br/geografares/issue/view/489/showToc) com os textos das conferências, mesas redondas, oficinas e trabalhos selecionados para apresentação oral e os anais eletrônicos do evento, com os trabalhos selecionados apresentados na modalidade painéis (http://www.geoimagens.net/#!__anaiscieigISSN 2318-8340).

* * *

O IV Colóquio Internacional “Educação pelas Imagens e suas Geografias” foi realizado em 2015, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com organização dos docentes da área de Geografia do Cap ESEBA/UFU e por técnicos em assuntos educacionais da instituição. Os trabalhos submetidos e aceitos foram publicados no Anais do IV Colóquio (http://www.geoimagens.net/#!__anaiscieig/indice-iv).

Anúncios