rede de pesquisa

Acesse o site da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”:

 http://www.geoimagens.net/

***

Em muitos simpósios e congressos na área de Educação, Geografia e Ensino de Geografia vêm acontecendo discussões que colocam a cultura na centralidade de suas análises. Pesquisadores, que de longa data vinham se encontrando e trocando experiências e referenciais, passaram a cogitar a pertinência de se criar um espaço específico em que essas pesquisas, ideias e intenções fossem apresentadas e melhor analisadas. Paralelo a isto, percebeu-se a necessidade de estreitar laços com pesquisadores estrangeiros que pudessem contribuir para esse coletivo, assim como propiciar novas e ricas trocas com outros centros de estudos sobre a Imagem em suas interfaces com a Geografia.

Um conjunto de pesquisas, pesquisadores e instituições aglutina-se, hoje, na Rede de Pesquisas “Imagens, Geografias, Educação”.

As buscas de todos os participantes da rede visam rasurar o entendimento já dado para a imagem, almejando outras possibilidades para a mesma. Contudo, por estarmos inseridos no contexto de uma prática cultural de pensamento que tende a majoritariamente colocar a imagem como elemento informativo e de reprodução da realidade já dada, essa busca por novas possibilidades caminha na tensão e na deriva com essa concepção maior. Nesse contexto, a abordagem da imagem no interior da Rede possui trilhas diferenciadas que mutuamente se enriquecem a partir da crítica e da resistência ao usual:

a) inovar a metodologia de abordagem da imagem, ou seja, fazer uso de novas ferramentas técnicas e metodológicas para interpretar o que a imagem quer dizer enquanto informação e representação do real;

b) buscar pensar a imagem através da própria imagem, portanto, instaurar novos sentidos espaciais com a potencialidade das imagens em nos afetar e tensionar o pensamento para outras possibilidades.

***

Acesse o site do Grupo Geografias de Experiência:

http://www.geosdeexp.wordpress.com

Anúncios